segunda-feira, 25 de outubro de 2010

McDONALD'S




A história da maior rede de fast food do mundo começou em 1937, quando os irmãos Richard (Dick) e Maurice McDonald, abriram um restaurante drive-in na cidade de Arcádia, na Califórnia. Em 1940, o restaurante mudou-se para San-Bernardino, também na Califórnia, na famosa Rota 66, com cerca de 20 carhops e garçons que de patins entregavam os pedidos no carro. Isso se tornou muito popular e lucrativo. O cardápio continha cerca de 25 itens, a maioria deles churrasco. Em 1948, depois de notar que a maioria do lucro provinha da venda de hambúrgueres, os irmãos renovaram totalmente o restaurante.  
Dentre as mudanças estavam: a substituição de todos os utensílios (talheres, pratos) por embalagens descartáveis, os clientes podiam visitar a cozinha, eliminação do serviço de garçom, os próprios clientes é que teriam de fazer os pedidos e o restaurante passou a vender somente hamburger, milk-shake e bata frita.
Em 1953, os irmãos McDonald começaram a abrir franquias do restaurante, com Neil Fox abrindo a primeira. O segundo foi aberto no estado do Arizona em Phoenix, sendo o primeiro a utilizar o estilo baseado nos "Arcos de Ouro". Ainda neste ano foi aberto um restaurante em Downey, na Califórnia, esquina com a Lakewood e Florence Avenue, onde hoje é o restaurante mais antigo da franquia em funcionamento.
A história começou a mudar em 1954, quando o vendedor de máquinas de milk-shake Ray Kroc, fascinado com a popularidade do restaurante, propôs aos irmãos, que já possuíam franquia, vende-las fora da localização original da empresa (Arizona e Califórnia), sendo dele próprio a primeira franquia. Uma das únicas exigências dos irmãos era de que o restaurante deveria ter as mesmas características do original.
Em 15 de abril de 1955, Ray Kroc, abriu seu primeiro restaurante em Des Plaine, Illinois. O cardápio não era muito grande: hambúrguer (US$ 0.15), cheeseburguer (US$ 0.19) batata frita (US$ 0.10), refrigerantes (US$ 0.10 e US$ 0.15), café (US$ 0.10) e milk-shake (US$ 0.20). No primeiro dia foram vendidos US$ 366.12. Começava naquele momento a revolução na industria da alimentação mundial, muitos consideram essa data com o "inicio" de tudo, mas o McDonalds já tinha 15 anos de história. Este restaurante ainda é considerado o numero 1 pela empresa.
Um ano depois, Ray Kroc já tinha aberto mais de 20 restaurantes por todo território norte-americano. Em 1958 já tinha sido vendido 100 milhões de hamburgueres. No inicio dos anos 60 a dedicação de Kroc aos restaurantes era total, foi quando ele fez um empréstimo de U$ 2,7 milhões e comprou a parte dos irmãos McDonald no negócio. Os irmãos renomearam o restaurante original de The Big M, mas foram a falência pouco tempo depois, quando Kroc abriu um McDonald's a uma quadra do restaurante, nesta mesma época os restaurante ganharam lugares pra sentar.
Em 1967, já eram mais de mil restaurantes funcionando nos Estados Unidos, era hora de iniciar sua trajetória internacional abrindo um restaurante em Richmond, no Canadá, e outro em Porto Rico. Foi neste ano que o atual design dos restaurantes, com teto mansard e mesas do lado interno, foi introduzido como padrão em toda rede. Depois disso, o McDonalds começou a ganhar o mundo inaugurando restaurantes na Holanda, Alemanha (que foi o primeiro da rede a vender cerveja), Canadá, o maior de todos até hoje em Pequim, com cerca de 700 lugares, abertura de lojas dentro dos supermercados Wall Mart, e em 1996 abertura dentro dos parques temáticos da Disney.
Em 2006, deu-se inicio a uma verdadeira revolução em seu conceito: depois de inúmeras criticas a respeito da qualidade de seus produtos e os malefícios que os mesmo traziam aos consumidores, a preocupação do McDonald era de oferecer um cardápio mais saudáveis e menos calóricos e as embalagens passaram a ter informações nutricionais.  

O BIG MAC

Em 1967 um franqueado da rede Jim Delligatti, criou o sanduíche mais famoso do mundo e um dos símbolos da marca, baseado em um sanduíche do concorrente o Big Bay. O sucesso foi tão grande que, um ano depois, o hamburguer fazia parte do cardápio nacional da rede. No ano seguinte correspondia a 19% das vendas. São vendidos mais 1,5 bilhão de Big Mac por ano. É o único que faz parte do cardápio de toda a rede e com o mesmo nome em todos os países. O sanduíche possui 490 calorias, 25 gramas de gordura, 23 gramas de proteínas, 45 gramas de carboidratos e 178 grãos de gergelim. O famoso jingle foi ao ar em 1974 e tornou-se uma das musicas mais cantadas do mundo. A versão do jingle em português, introduzida em 1983 no Brasil, é: Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e um pão com gergelim. É o Big Mac!
-
O PALHAÇO 

Qualquer semelhança de Ronald McDonald com o palhaço Bozo não é mera coincidência. Tudo começou em 1960 quando um dos franqueados resolveu anunciar na TV, até então não havia um plano de marketing para a marca e cada franqueado era responsável pela própria divulgação. Como os shows infantis naquela época representava a maior audiência, o franqueado fechou um contrato para anunciar no " O Circo do Bozo". O sucesso foi tanto que o palhaço começou a ser chamado para inaugurar restaurantes. Porém, em 1963, a emissora tirou o programa do ar, alegando queda de audiência e o franqueado perdeu seu maior porta voz junto as crianças. Sem poder produzir sozinho o programa, ele criou seu próprio palhaço. Naquela época, o visual do palhaço era modelado por produtos do próprio MCDONALD’S: o chapéu era uma bandeja com um hambúrguer de isopor, um saquinho de batata frita e um milk-shake; os sapatos tinham a forma de pãezinhos; o nariz era feito de um copo do MCDONALD’S; e o cinto era um hambúrguer de isopor. No vídeo o palhaço retirava, como em um passe de mágica, hambúrgueres do cinto. O nome “Ronald” surgiu por acaso só porque rimava com McDonald. Mas o palhaço só veio ser adotado pela empresa em 1965, quando o McDonald se viu diante da oportunidade de participar de uma parada de ação de graças. A aparência física de Ronald foi modificada tirando a aparência comercial, e lhe dando características de um verdadeiro palhaço.  E foi assim que, desde 1965, o palhaço tornou-se nacional – posteriormente internacional – o símbolo vivo do MCDONALD’S. Somente em 1967, o MCDONALD’S nomeou-o “embaixador oficial” junto às crianças.
Em 1971, Ronald ganhou uma turma de amigos, que viviam na cidade deMcDonaldland (A terra do McDonald), composta por HamburglarGrimaceMayor McCheeseCaptain CrookProfessor e Birdie, esta última introduzida em 1980. Eles se tornaram um chamariz de lucros para a rede de alimentação.


McDonald no Brasil

É presente no Brasil desde 1979, quando inaugurou a primeira unidade em Copacabana. A unidade foi a de numero 25 fora dos Estados Unidos e a primeira da América do Sul. Dois anos depois inaugurou em São Paulo na Avenida Paulista.
No cardápio do MCDONALD’S, há produtos desenvolvidos exclusivamente para o Brasil como o sanduíche Cheddar McMelt, o guaraná, a torta de banana, oMcFruit Maracujá, o McNífico Bacon e o McCalabresa. O MCDONALD’S está presente em 143 cidades brasileiras, distribuídas em 21 estados, mais o Distrito Federal, contando com 1.200 pontos-de-venda, 577 restaurantes, 60 McCafés e mais de 600 quiosques. A empresa atende diariamente no Brasil aproximadamente 1.6 milhões de clientes, emprega 48.000 funcionários e ocupa a oitava posição em vendas no ranking de países da corporação (faturou em 2009 cerca de R$ 3.45 bilhões).


McDonald no Mundo

Existem mais de 32.400 restaurantes MCDONALD’S espalhados em 117 países que empregam 1.600.000 pessoas, atendendo 58 milhões de clientes por dia e gerando vendas perto de US$ 23 bilhões. A rede vende cerca de 190 hambúrgueres por segundo e um novo restaurante é inaugurado a cada dez horas. Cerca de 75% dos restaurantes são comandados por franqueados independentes que seguem os conceitos de trabalho estabelecidos pelo sistema McDonalds, o que assegura o alto padrão de qualidade de produtos e serviços da rede. O MCDONALD’S é o maior comprador de carne bovina, carne de porco, batatas e maçãs dos Estados Unidos.






Curiosidades
  • O McCafé foi criado em 1993, na cidade de Melbourne, na Austrália.
  • O primeiro McDia Feliz (McHappy Day) foi realizado no Canadá em 1977.
  • Na França, as lanchonetes vendem vinho e os sanduíches incorporam ingredientes locais, como o queijo Reblochon.
  • Na Itália, o MCDONALD’S oferece macarrão e na Inglaterra serve-se mingau no café da manhã.
  • No Brasil a rede aumentou a quantidade de produtos com ingredientes locais (calda de goiaba para os sorvetes e pão de queijo nos cafés) e reforçou o apelo politicamente correto com a inauguração de uma unidade ecológica no litoral paulista (a segunda desse tipo no mundo).
  • Na adolescência, Ray Kroc foi motorista de ambulância na Primeira Guerra Mundial junto com Walt Disney. 
  • Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca MCDONALD’S está avaliada em US$ 33.578 bilhões, ocupando a posição de número 6 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
  • No dia 16 de julho de 1984, James Oliver Huberty, ataca um restaurante do MCDONALD’S com uma arma, matando 21 pessoas e ferindo outras 19, em San Ysidro, Califórnia no chamado massacre do McDonald's.
  • Dados corporativos:
  •  Origem: Estados Unidos
  •  Fundação: 15 de maio de 1940
  •  Fundador: Maurice e Richard McDonald
  •  Sede mundial: Oak Brook, Illinois
  •  Proprietário da marca: Macdonald’s Corporation
  •  Capital aberto: Sim (1965)
  •  CEO: Jim Skinner● Presidente: Ralph Alvarez
  •  Faturamento: US$ 22.7 bilhões (2009)
  •  Lucro: US$ 4.55 bilhões (2009)
  •  Valor de mercado: US$ 79.5 bilhões (setembro/2010)
  •  Valor da marca: US$ 33.578 bilhões (2010)
  •  Lojas: 32.480
  •  Presença global: 117 países
  •  Presença no Brasil: Sim (577 lojas)
  •  Funcionários: 1.600.000 (incluindo franqueados)
  •  Movimento: 54 milhões de clientes por dia
  •  Principais produtos: Big Mac, McChicken, McFish, McFries, McNuggets e Quarter Pound
  •  Ícones: Big Mac, Golden Arches (arcos dourados), as cores vermelha e amarela
  •  Porta-voz: Ronald McDonald
  •  Slogan: I’m Lovin’ it.
  •  Website: www.mcdonalds.com
Fonte: Mundo das Marcas



-

Nenhum comentário:

Postar um comentário