segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Redes Sociais: O perfil do brasileiro que acessa cada uma delas




As redes sociais começaram há muito tempo atrás com as BBS (Bulletin Board System - Sistema de informática que, permite a ligação via telefone a um sistema através do seu computador e interagir com ele, tal como faz hoje a internet.), pois já havia uma interação entre os usuários de tais redes. Logo esse conceito foi mudando e começaram surgir diversos tópicos e fóruns de discussões nessas redes, aumentando ainda mais a interação entre os usuários.
O Classmate.com foi um dos precursores, pois permitia encontrar ex colegas de escola na América do Norte. No entanto a grande explosão de redes sociais no Brasil deu-se com o Orkut.
Criado no inicio de 2004, por Orkut Büyükkökten, o Orkut caiu no gosto dos brasileiros por sua praticidade e quantidade de recursos, foi uma das primeiras grandes redes sociais utilizada por brasileiros. O site é usado como uma forma de agrupar pessoas com gostos em comum (comunidades) e reencontrar antigos amigos e colegas com quem as pessoas muitas vezes já haviam perdido o contato. Atualmente o site tem cerca de 160 milhões de acessos, sendo o terceiro site mais acessado do Brasil ficando atrás apenas do "Google.com" e "Google.com.br". 
Em segundo lugar dentre as redes mais acessadas vem o Facebook, ficando em 13º lugar dentre os sites mais acessados do Brasil. O Facebook é a segunda grande rede mundial, criado também em 2004, tem um foco em contatos internacionais e muitos aplicativos, como joguinhos.
Embora mais antigo, o My Space, criado em 2002 hoje em dia tem baixos acessos no Brasil, cerca de 1,3 milhões de usuários/visitantes. O site foi criado com a proposta de que as pessoas criassem suas próprias paginas na internet de uma maneira mais padronizadas, diferente dos blogs. Hoje em dia o My Space é muito usado por bandas musicas que divulgam seus trabalhos na rede.
 A grande novidade e o queridinho da vez é o Twitter, 14º site mais acessado, ficando atrás apenas do Facebook, que permite aos seus usuários expressarem ideias, falar do cotidiano, postar fotos e links que julguem interessantes aos seus "followers", tudo isso em 140 caracteres.
Flickr e LinkedIn são outros exemplos de site de grande acessos entre os brasileiros, mas com um publico mais específico, um voltado a troca de fotografia e o outro a oferta de empregos e network, respectivamente

Quem acessa essas Redes?

Gênero 
Provavelmente a rede preferidas mulheres seja o orkut, dos quais 54% dos usuários são do sexo feminino, entretanto são minorias no LinkedIn com apenas 28% de usuáios. No Facebook, Twitter e Flickr elas atingem cerca de 35%.

Idade
No quesito idade o Brasil é bem peculiar, pois a faixa dominante é da faixa dos 17 anos. No Orkut, correspondem a 63%, no My space são 66% e no Twitter representam 37% do publico. Só há um equilíbrio de faixa etária no Flickr e LinckedIn.
Em outros países esses dados mudam bruscamente onde a maioria dos usuários ficam entre 18 e 44 anos.

Gasto de Tempo
Apesar do conceito de cada rede ser o mesmo o tempo gasto, em cada uma delas é diferenciado. Os usuários do Orkut passam pelo menos 25 minutos dentro do site, sejam "fuçando" perfis alheios, postando foto ou jogando.
O Twitter vem em seguida com 20 minutos de tempo médio, vale ressaltar que as atualizações do mesmo ocorrem a cada segundo quando uma nova postagem é feita, então seus usuários fazem vários loggins durante o dia.
Apesar dos aplicativos, os usuários brasileiros gastam em média 16 minutos no Facebook. Já o Flickr e My Space mesmo sendo sites que oferecem conteúdo aos usuários, os usuários passam apenas 8 minutos.
Analisando esses números deu pra perceber porque os sites de relacionamento são os grandes alvos de empresas na publicidade alternativa, é cada vez mais comum empresas criarem perfis para interagir com seus clientes, o que esta criando um impasse no mundo da publicidade, pois os gastos para se manter um perfil é praticamente zero e a visibilidade que a empresa tem chega ser bem maior do que o anúncio em um jornal por exemplo.

Curiosidades
- O Brasil fica em primeiro lugar dentre os países que mais utilizam as redes sociais, seguido de Itália e Espanha;
- Dentre os fundadores do Facebook há um brasileiro, Eduardo Saverin que criou o site ao lado do colega de faculdade Mark Zuckerberg;
- Mark Zuckerberg tornou-se o 35º homem mais rico dos Estados Unidos com o Facebook;
- Eduardo Saverin processou o Facebook em 2009, por terem diminuído sua parte na empresa de 30% para 5%;
- O filme "A Rede Social" é inspirado no Facebook;
- Os 140 caracteres do Twitter é uma herança do Telex, onde só era só era possível mandar mensagens em 160 toques, a diferença de 20 toques ficam para o nome do usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário