quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A TV Digital e as Possibilidades com Interatividade

Com o advento da TV Digital, e a possibilidade de maior interatividade, discute-se um novo meio de comprar bens de consumo ou adquirir serviços, através do controle remoto. Esta modalidade de compras é chamada de t-Commerce, que promete ser para a TV Digital, o que o e-commerce tem sido para a Internet. 

O t-Commerce vem pra facilitar ainda mais a vida do consumidor que utiliza  desses  meios  de  compra  como  o  e-commerce,  compras  pela  internet utilizando  o  computador,  ou  do  m-commerce,  termo  que  vem  do  inglês  “mobile commerce” ou comércio móvel que poder ser feito através de celulares, palmtops, PDA  ou smartphones  quando em movimento. Aproveitando a interatividade da TV Digital o t-commerce vem com a simples proposta de se fazer compra pela televisão. 
A compra poderá ser feita com a inserção de um smart card no controle remoto ou simplesmente digitando o numero do cartão de crédito. Enquanto o telespectador está  assistindo  TV  pode  se  interessar  pelo  aparelho  celular  que  aparece  no programa, e que não estará na cena por acaso, com alguns cliques no controle remoto pode adquirir o aparelho desejado. 
A primeira aparição de t-Commerce no Brasil foi da TV por assinatura Sky, que disponibiliza aos seus assinantes a compra de produtos e serviços pela tela da TV através do controle remoto, a Sky hoje conta com o número de 2,5 milhões de assinantes  e  possui  seus  decodificadores  ligados  a  uma  linha  telefônica  e  os usuários  para  desfrutarem  deste  serviço  têm  que  adquirir  um  controle  remoto especial. 

Nos Estados Unidos já é possível pedir pizza pela televisão, a TiVo  , está oferecendo este tipo de serviço aos seus usuários em parceria com a Domino´s Pizza, e avisam que isso é apenas o começo, em breve o telespectador poderá pedir uma série de guloseimas através do controle remoto.

Já no Brasil quem está tirando proveito dos aplicativos da interatividade é a Rede Globo testando alguns de seus recursos no Campeonato Brasileiro 2009, os torcedores poderão ter acesso à escalação dos times, resultados das partidas, quem  está  se  classificando  para  a  “Libertadores”  e  quem  está  na  zona  de 
rebaixamento. Segundo o diretor de engenharia da TV Globo, Raimundo Barros, nas próximas edições do Big Brother Brasil, já será possível acessar informações sobre cada participante, indicá-los ao paredão e votar em quem deve ser eliminado através do controle remoto.

Quem passará por grandes mudanças com a era da TV Digital é a publicidade. O comercial padrão da publicidade na TV de 30 segundos perderá força com a TVD, já que com a interatividade e a possibilidade de interagir, no conteúdo, e até mesmo gravar, é provável que o comercial fique de fora, os publicitários terão que se reinventar para se adaptar a essas mudanças. 

Nos  Estados  Unidos  o  DVR  TiVo  é  responsável  pela  perda  de  27 bilhões em publicidade, um estudo norte americano concluiu que 70% dos usuários do TiVo pulam os comerciais das redes de TV ao gravarem seus filmes e programas preferidos.
Uma  possibilidade  aos  publicitários  é  inserir  o  produto  vendido  no conteúdo televisivo, como por exemplo, numa novela, o que já vem acontecendo com freqüência, mas com a diferença de que o telespectador poderá compra o produto na mesma hora que está vendo.  

Como a interatividade não será para todos, já que para ter acesso ao conteúdo interativo é necessário conexão a internet banda larga ou modem GSM, e muitos ainda não têm condições de pagar por uma assinatura de internet banda larga  que  esta  em  torno  de  R$  89,00,  para  ter  acesso  à  interatividade,  é  bem provável que o comercial tradicional não desapareça assim de uma hora pra outra, o que não alivia muito o lado dos publicitários, já que terão que produzir comerciais em dois  formatos  (4:3)  tradicional  e  (16:9)  widescreen,  caso  contrário  quem  ver  o anúncio feito pra um tipo TV em outra, verá o comercial com tarjas pretas para completar  o  tamanho  da  tela.  Produzir  comerciais  em  alta  definição  é  uma 
possibilidade  também,  que  envolve  altos  custos  e  investimentos  da  parte  dos publicitários. Como os anúncios serão maiores e ocupará maior espaço na TV o custo  para  exibir  um  comercial  também  passará  a  ser  bem  maior.   

Outro  campo  em  que  a  TV  Digital  interativa  promete  grandes mudanças é na educação. O Brasil tem grande tradição em educação pela TV, como Telecurso 2000 e outros cursos à distância, inclusive cursos universitários (EAD).

A  interatividade  proporcionada  pela  TV  digital  será  muito  útil  na educação a distancia, melhorando ainda mais esse meio de ensino que já vem dando a certo há algum tempo. Com a interatividade o telespectador/aluno terá um canal de retorno imediato com o que esta sendo transmitido, esse canal de retorno pode ser usada para tirar duvidas, fazer exercícios, consultar bibliografias etc.   

A TV que há muito tempo servia como meio de entretenimento agora poderá ser usado fortemente na educação. 


Fonte: Artigo científico "A TV DIGITAL E A REVOLUÇÃO NA MANEIRA DE VER TV" publicado no "V ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, IV ENC DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E I ENC. DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA P/ O ENSINO MÉDIO" Link para artigo completo: http://migre.me/1EI3X

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