Com o advento da TV Digital, e a possibilidade de maior interatividade, discute-se um novo meio de comprar bens de consumo ou adquirir serviços, através do controle remoto. Esta modalidade de compras é chamada de t-Commerce, que promete ser para a TV Digital, o que o e-commerce tem sido para a Internet.
O t-Commerce vem pra facilitar ainda mais a vida do consumidor que utiliza desses meios de compra como o e-commerce, compras pela internet utilizando o computador, ou do m-commerce, termo que vem do inglês “mobile commerce” ou comércio móvel que poder ser feito através de celulares, palmtops, PDA ou smartphones quando em movimento. Aproveitando a interatividade da TV Digital o t-commerce vem com a simples proposta de se fazer compra pela televisão.
A compra poderá ser feita com a inserção de um smart card no controle remoto ou simplesmente digitando o numero do cartão de crédito. Enquanto o telespectador está assistindo TV pode se interessar pelo aparelho celular que aparece no programa, e que não estará na cena por acaso, com alguns cliques no controle remoto pode adquirir o aparelho desejado.
A primeira aparição de t-Commerce no Brasil foi da TV por assinatura Sky, que disponibiliza aos seus assinantes a compra de produtos e serviços pela tela da TV através do controle remoto, a Sky hoje conta com o número de 2,5 milhões de assinantes e possui seus decodificadores ligados a uma linha telefônica e os usuários para desfrutarem deste serviço têm que adquirir um controle remoto especial.
Nos Estados Unidos já é possível pedir pizza pela televisão, a TiVo , está oferecendo este tipo de serviço aos seus usuários em parceria com a Domino´s Pizza, e avisam que isso é apenas o começo, em breve o telespectador poderá pedir uma série de guloseimas através do controle remoto.
Já no Brasil quem está tirando proveito dos aplicativos da interatividade é a Rede Globo testando alguns de seus recursos no Campeonato Brasileiro 2009, os torcedores poderão ter acesso à escalação dos times, resultados das partidas, quem está se classificando para a “Libertadores” e quem está na zona de
rebaixamento. Segundo o diretor de engenharia da TV Globo, Raimundo Barros, nas próximas edições do Big Brother Brasil, já será possível acessar informações sobre cada participante, indicá-los ao paredão e votar em quem deve ser eliminado através do controle remoto.
Quem passará por grandes mudanças com a era da TV Digital é a publicidade. O comercial padrão da publicidade na TV de 30 segundos perderá força com a TVD, já que com a interatividade e a possibilidade de interagir, no conteúdo, e até mesmo gravar, é provável que o comercial fique de fora, os publicitários terão que se reinventar para se adaptar a essas mudanças.
Nos Estados Unidos o DVR TiVo é responsável pela perda de 27 bilhões em publicidade, um estudo norte americano concluiu que 70% dos usuários do TiVo pulam os comerciais das redes de TV ao gravarem seus filmes e programas preferidos.
Uma possibilidade aos publicitários é inserir o produto vendido no conteúdo televisivo, como por exemplo, numa novela, o que já vem acontecendo com freqüência, mas com a diferença de que o telespectador poderá compra o produto na mesma hora que está vendo.
Como a interatividade não será para todos, já que para ter acesso ao conteúdo interativo é necessário conexão a internet banda larga ou modem GSM, e muitos ainda não têm condições de pagar por uma assinatura de internet banda larga que esta em torno de R$ 89,00, para ter acesso à interatividade, é bem provável que o comercial tradicional não desapareça assim de uma hora pra outra, o que não alivia muito o lado dos publicitários, já que terão que produzir comerciais em dois formatos (4:3) tradicional e (16:9) widescreen, caso contrário quem ver o anúncio feito pra um tipo TV em outra, verá o comercial com tarjas pretas para completar o tamanho da tela. Produzir comerciais em alta definição é uma
possibilidade também, que envolve altos custos e investimentos da parte dos publicitários. Como os anúncios serão maiores e ocupará maior espaço na TV o custo para exibir um comercial também passará a ser bem maior.
Outro campo em que a TV Digital interativa promete grandes mudanças é na educação. O Brasil tem grande tradição em educação pela TV, como Telecurso 2000 e outros cursos à distância, inclusive cursos universitários (EAD).
A interatividade proporcionada pela TV digital será muito útil na educação a distancia, melhorando ainda mais esse meio de ensino que já vem dando a certo há algum tempo. Com a interatividade o telespectador/aluno terá um canal de retorno imediato com o que esta sendo transmitido, esse canal de retorno pode ser usada para tirar duvidas, fazer exercícios, consultar bibliografias etc.
A TV que há muito tempo servia como meio de entretenimento agora poderá ser usado fortemente na educação.
Fonte: Artigo científico "A TV DIGITAL E A REVOLUÇÃO NA MANEIRA DE VER TV" publicado no "V ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, IV ENC DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E I ENC. DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA P/ O ENSINO MÉDIO" Link para artigo completo: http://migre.me/1EI3X
Fonte: Artigo científico "A TV DIGITAL E A REVOLUÇÃO NA MANEIRA DE VER TV" publicado no "V ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, IV ENC DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E I ENC. DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA P/ O ENSINO MÉDIO" Link para artigo completo: http://migre.me/1EI3X
Nenhum comentário:
Postar um comentário