segunda-feira, 21 de junho de 2010

A Evolução Visual da Coca Cola





O primeiro logo da Coca-Cola, criado em 1886, era preto e com letras retas. Apareceu pela primeira vez no jornal Atlanta Journal Constitution. Por volta de 1887 o famoso logotipo foi criado, por Frank Mason Robinson, contador e sócio da empresa. Com o passar do tempo, o logo passou por algumas modificações de acordo com suas aplicações. Na década de 40 ele ganhou letras mais finas. Nos anos 50 e 60, foi utilizado dentro de uma forma vermelha, que ganhou o apelido de "Fishtail". Em meados de 60, Lippincott Mercer, responsável pela identidade visual, queria dar mais consistência a marca criou a famosa "onda" que fica em baixo do nome. em 1985 com uma alteração na fórmula e o relançamento como NEW COKE, surgiu também um logotipo com a palavra COKE.



Em 1987, o tradicional logo, com a onda dessa vez atravessando o nome, volta com a palavra COKE em baixo. Na década de 90 surgiu pela primeira vez o logotipo redondo com o desenho da famosa garrafinha (vedete da marca). No novo milênio, a palavra Classic passou a ser acrescentada ao logo. Em 2009 o logo ficou simples como  o criado por Frank Robinson a 120 anos.

[COCA+LOGOS+1.jpg]


Você Sabia?
  • Suas vendas cresceram de nove copos por dia em 1886 para mais de 1.4 bilhão de copos/dia em 2009. 
  • Em 1998, um estudo realizado no Reino Unido revelou que as pessoas confiavam mais na marca Coca-Cola do que na Família Real. 
  • A marca é a numero 1 no ranking das mais valiosas do mundo.
  • A entrada da marca no Brasil foi em 1942, na segunda guerra mundial. O presidente da companhia assegurou os soldados norte americanos que eles poderiam tomar coca em qualquer lugar do mundo, com o mesmo sabor e qualidade, pagando o mesmo preço que pariam nos Estados Unidos, 5 cents.
  • Somente nos Estados unidos são vendidas 200 mil latinhas por minuto.
  • Pode ser encontrada em mais de 200 países
  • No festival de Parintins, no Amazonas, a Coca-Cola lança a lata na cor azul, para agradar tanto os Caprichosos quanto os Garantidos.
  • A roupa do Papai Noel é vermelha e branca por causa da Coca-Cola. Até então o desenho do bom velhinho só era feito em preto e branco baseado na figura de São Nicolau. O vermelho virou a cor oficial do Papai Noel em 1931, em uma campanha de inverno da Coca-Cola para conquistar o publico mais jovem, a partir dai tornou-se popular em todo mundo.
  • A inspiração para o formato da famosa garrafinha foi no fruto cacau (Garrafa Contour).
  • Valor da marca: US$ 68.734 bilhões (2009).
  •  Em 2004, a marca foi licenciada para a AMC Textil, proprietária de varias marcas famosas como a COLCCI, para a criação de roupas.

Um comentário: